Bem vindos ao História na hora

Olá alunos, este espaço é para você que curte estudar História.
Espero que goste e participe de nosso blog.
Profa. Raquel

quinta-feira, 28 de maio de 2009

8o. Ano - Revolução Industrial

A Revolução Industrial trouxe diversas transformações sociais. Criou uma nova classe de trabalhadores, o proletariado, além disso desencadeou transformações nas relações de comportamento, principalmente com o advento da tecnologia.


Responda, quais as transformações que o avanço tecnológico trouxe nas relações sociais e de comportamento? Você acha que a tecnologia aproxima ou afasta as pessoas? Justifique.

32 comentários:

  1. Matheus Garcia 8 ano A

    a revolução industrial é o complemento direto da revolução inglesa, que criou as condições basicas do trabalho das maquinas, ou seja, maquinofaturismo. Foi quando a tecnologia deixou para traz o trabalho manual.

    ResponderExcluir
  2. continuando...Matheus Garcia 8 ano a

    O trabalho manual ficou para traz sim com o surgimento das maquinas contruindos seus produtos como: carros, tratores, roupas, sapatos e etc...
    e nos dias de hoje tudo é feito na maquina e poucos são os trabalhos manuais.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Mateus, hoje é raro acharmos trabalhos manuais e estes são muito valorizados. A tecnologia trouxe a modernidade para as pessoas, luz elétrica, água encanada e quente, televisão, telefone, internet. Mas isso aproxima ou afasa as pessoas? O que pensa a este respeito?


    Você acumulou 1 ponto, lembrando os pontos sobre meio-ambiente serão somados.

    ResponderExcluir
  4. Matheus Garcia 8 ano a

    Eu penso que a tecnologia aproximou porque o mundo ficou muito mais facil como você mesmo disse a internet, agua quente, televisão, tudo isso ajudou as pessoas a ficarem mais aconchegadas.

    ResponderExcluir
  5. Olá Mateus, realmente a vida ficou mais fácil, pessoas que as vezes a gente não tinha como se comunicar, hoje a gente pode pelo orkut, MSN. Mas será que o uso indiscriminado não afasta? Por exemplo, quero ver um amigo, tenho que ir até ele , mas ao invés disto apenas mando uma mensagem. Será que não estamos perdendo o contato humano? Ou a tv por exemplo, as famílias não conversam mais, ficam cada uma no seu canto na frete da tv. Será que é possível fazer alguma coisa para mudar esta situação?


    Você acumulou 1 ponto.

    ResponderExcluir
  6. Sim é possível se as familias, ou seja, as pessoas tiverem horarios certos pra almoçar, assistir tv, e varias outras coisas tudo isso torna possível mudar a situação. O Orkut e MSN é uma maneira de fazer novos amigos, e manter os que ja temos.

    ResponderExcluir
  7. Mateus não esqueça de colocar a série pelo menos.

    Parabéns você respondeu à minha provocação e atendeu ao objetivo.
    Mas não deixe de participar.

    Você atingiu os 3 pontos . Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ahh desculpa professora esqueci... 8 ano a...

    ResponderExcluir
  9. Alexandre Izaque 8 Ano C N 2 a revoluçao indutrial veio das maquinas porque fala revoluçao vem do enovaçao indutrial vem da indutria

    ResponderExcluir
  10. GUILHERME BARBOSA 8ºC

    A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OUVE MUDANÇAS NA:

    *SOCIEDADE;
    *POLÍTICA E;
    *ECONÔMICA.

    NA MINHA OPINIÃO A TECNOLOGIA APROXIMA AS PESSOAS, ATRAVÉS DA INTERNET USANDO BATE-PAPOS COMO WINDOWS LIVE MESSENGER(MSN) E OUTROS.
    MAS TAMBÉM ATÉ MESMO NO ENVIO DE CARTAS, NO PASSADO AS CARTAS ERAM ENVIADAS ATRAVÉS DE MENSSAGEIROS(QUE ATÉ HOJE EXISTEM) MAS EM UM ENVIO DE UMA CARTA PARA UM PAÍS DE FORA POR EXEMPLO A CARTA CHEGA ATÉ LÁ COM O A AJUDA FUNDAMENTAL DA TECNOLOGIA.

    ResponderExcluir
  11. Caio Zanon 8°A

    A revolução Industrial e a revolução inglesa trouxeram uma forma melhor de trabalhos pelas máquinas principalmente nas industrias rurais na fabricação de máquinas de cana, tratores como o matheus falou e também no meio de urbanização como computadores, televisões,etc...
    Tudo isso é chamado de manufaturismo e nisso foi se deixando o trabalho manual

    ResponderExcluir
  12. Maraisa 8º ano A

    Bom com o avanço tecnologico as pessoas começaram a ter uma idéia de que existe vários outros modos de se construir um Objeto.
    E esse avanço tornou a vida das pessoas muito mais fácil e eficiente. Com o passar dos anos o trabalho manual foi sendo trocado pelo trabalho feito com máquinas que facilitou muito a venda de produtos. O comportamento das pessoas também mudou porque com isso começou a surgir à briga pela liderança, ou seja, um querendo ser mais que o outro. Pois cada um queria vender o suficiente para ter uma boa produção.
    Mas apesar disso a tecnologia aproximou de um modo meio que bom as pessoas, pois agora há vários modos das pessoas se comunicarem e de se aproximarem uma da outra. Como por exemplo, por meio de telefone, internet, e-mail, etc.

    ResponderExcluir
  13. Alexandre, que bom que você participou, mas fique atento à questão : a modernidade, a tecnologia, aproxima ou afasta as pessoas?

    Você acumulou 0,25 ponto.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Guilherme , você trouxe uma nova forma de ver a tecnologia aliada ao passado, parabéns!!! É isto mesmo que quero, que reflitam sobre as mudanças , em que elas podem nos influenciar. Devemos nos atentar às transformações, pois muitas vezes a tecnologia também afasta. Você sitou o MSN, aproximando pessoas de diversos pontos do planeta, mas será que se não tivermos um limite esta mesma tecnologia poderá nos afastar de quem está tão próximo, como a família? O que pensa?


    Você acumulou 1 ponto.

    ResponderExcluir
  15. Caio Zanon, obrigada pela participação, mas fique atento à questão inicial. OK.

    Você acumulou o,5 ponto.

    ResponderExcluir
  16. Maraisa é verdade, a ambição da burguesia à época da Revolução Industrial levou milhares de trabalhadores ao sub-emprego, semi-escravidão. Por outro lado o mundo está mais proximo com a globalização.
    Leia a resposta ao Guilherme e responda também.

    Você acumulou 1 ponto.

    ResponderExcluir
  17. SIM.ÁS VEZES A PESSOA QUE NÓS TEMOS NO MSN Q SEJA UM ESTRANHO(OU ATÉ MESMO UM PARENTE) PODE QUERER NOS AFASTAR DE NOSSA FAMÍLIA POR PROPÓSITO.
    POR ISSO É NECESSÁRIO Q PRESTEMOS MTA ATENÇÃO, NAS PESSOAS Q NÓS CONVERSAMOS.

    ResponderExcluir
  18. Janayna 8A 17
    com a revoluçao veio o avanço de tecnologias nas industrias,montadoras de automovel e em varios lugares.So que com isso por exemplo trabalhadores estao perdendo seus empregos,por causa das maquinas.E com isto as pessoas que nao tem estudo perde seu emprego.
    por outro lado com esse avanço posdemos nos comunicar em qualquer lugar atravez do computador,por exemplo falo com meus amigos e parentes fora de barretos

    ResponderExcluir
  19. janayna 8A 17
    Do geito que a senhora esta fazendo,e uma forma de usar a tecnologia industrial com seus alunos.
    e muito legal

    ResponderExcluir
  20. paula mauricio 8anoA

    O trabalho manual foi dechado pra tras quando surgiu as grandes maquina como os trens è os barracões onde as pessoas começaram a ir atras de impregos porque as maquinas tomaram o lugar dos trabalhos manuais...

    ResponderExcluir
  21. CarlosVinicius 8 anoD
    .Eu acho que a revolução industrial em algumas coisas é bom como a internet ,mas tambem ruim como as maquinas que substituiram o trabalho em mão para trabalho industrial.

    ResponderExcluir
  22. Carlos Vinicius S. Santos 8 ano D N-7
    .Eu acho que a Revolu~~ao industrial é bom em algumas coisas com:a internet.Msa tambem ruim para alguns como:o trabalha artesanal era feito em mãos agora em maioria das fabricas é feito por máquinas.

    ResponderExcluir
  23. Leonardo Ferreira 8° ano B

    para mim a revolução industrial no começo era riu para as pessoas, mas agora com toda essa tecnologia ficou muito mias facil as coisas.
    Por exemplo a internet,os carros, a telivisão,
    mas mesmo assim acho ki mais pra frente acho ki vai ficar rui...

    ResponderExcluir
  24. Trouxe muitas mudanças porque antes tudo era feito a mãe e oartesanato era bem barato agora que surgiram as maquinas intão o artesanato é pouco e caro.
    Acho que a tecnologia afasta muito as pessoas porque antes as pessoa iam uma na casa da outra pra conversar mas agora não porque com o computador pras pessoas é mais facíl
    Isabela Monique C. Pontes 8ºD Nº14

    ResponderExcluir
  25. Mateus Garcia 8 ano a

    eu acho que em algumas partes afasta e em outra aproxima em algumas partes como msn, telefone, orkut afasta a familia mais é uma otima maneira de se ligar com os amigos distantes e tbm pode aproximar se tudo tiver e hora certa...

    ResponderExcluir
  26. tailiane dos santos 8 ano a
    aproxima pelo fato de msn, tv, orkut e outras varias coisas

    ResponderExcluir
  27. Bianka Freitas. 8 ano a

    eu acho que afasta por algumas coisas e aproxima por outras.

    ResponderExcluir
  28. Letícia muniz moreira 8 ano a

    Eu acho que aproxima porque hoje em dia temos internet telefone tv e outras coisas

    ResponderExcluir
  29. mateus garcia 8ano a

    eu acho que aproxima um pouco e afasta por algumas coisas tipo aproxima por causa da tecnologia orkut, MSN, telefone, tv, até um blog comum igual a este podemos nos comunicar, e afasta tbm por causa da tecnologia pq as pessoas não conseguem mais parar de acessar a internet e nunca tem um tempo para a familia, para amigos.

    ResponderExcluir
  30. Thiago 8o ano A

    euacho q a tecnologia:tv,computador,e muitas outras no quarto das pessoas num canto isolado da família podem separar as pessoas da familia.Mas o computador mesmo isolado ás vezes faz com q nós encontremos pessoasd diferentes,ésó nesse ponto q eu acho q aproxima.

    ResponderExcluir
  31. eu acho que a o trabalho feito a mão fica mais bonito e bem feito do nas maquinas que estão enventando por causa da modernidade.
    eu acho que as:tv,computadores não ajuda na educação das crianças,porque o livro ajuda mais nos estudos.
    eu acho que o pc preojudica o ensino,mais hás vezes ajuda por que tem mais coisas para aprender.

    ResponderExcluir
  32. Camila Costa 8ºA

    Antes da Revolução Industrial as pessoas mais humildes viviam na zona rural ondi cultivavam tudo que consumiam, como não havia tratores e colhedeiras era tudo feita com a enchada, enchadão, picareta a imigrição era manual, sem contar qui não tinha a pulverização de veneno, era tudo natural
    As roupas que vestiam era feitas por costureiras ou alfaiate.
    Os calçados eram feitos por sapateiros
    As crianças sabiam brincar em grupo como: de roda, queima, amarelinha e ainda contar historias
    A integração social entre as familias eram maiores
    A diversão dos adultos eram os contar de casos acontecidos ao redor de um som de viola ou de frente do radio. Com uma lamparina sempre acesa.
    Apos a Revolução aconteceu os caus.
    As pessoas da zona rural se mudaram para a cidade, distanciando de lado a vida simples, aumentando a população da cidade.
    Surgirão os supermecados ondi compramos tudo enlatados e assim aumentou o consumo de conservantes que vem desse produto e com isso aumentou tambem a incidencia de cancer
    Compramos roupas em lojas do modelo que quiser e calçados dos mais variados tipos e preços
    Aparece tambem os celulares que acho que ficou bom porque conseguimos nos comunicar com as pessoas mesmo de longa distancia



    O avanço tecnologico trouxe muitos beneficios a humanidade como o diagnostico precoses (hospitais) rendimentos socios economicos (redução do I.P.I - emprestimos rapidos - maior circulação de dinheiro no comercio), contatos com outras pessoas do outro lado do mundo, relacionamento via internet com speed, banda larga, tudo isso evoluiau muito rapido nem tempo em que antes era tudo precario (maquna de escrever - como a mão) hoje é e-mail - faz e etc... sem comparação a tecnologia hoje nos permite ver ate o rosto do bebe, antes de nascer, cirurgia dentro do utero antes do bebe nascer para agilizar o problema da criança. Tuso melhor 1000%
    Agora o que é ruim é a solidão que sabra para o ser humano que se izola na internet, nos afastando do convivi-o familiar, festa, etc...
    A tecnologia no seu lado aveço não é legal (encontros amorosos que acabem em assasinatos - pedofilias - propagandas enganosas - venda de produtos que não existem, etc...).
    Agora cabe a cada um usar a tecnologia a favor ou contra.

    ResponderExcluir

Ao postar seu comentário não esquecer de colocar seu nome, série e o número.